Cada vez mais os implantes dentários bem como as próteses implantossuportadas permitem:
- Devolver ao paciente o seu sorriso;
- Repor o volume alveolar perdido
- Restabelecer as funções mastigatória, fonética e a deglutição;
- Melhora a estética e a harmonia facial.
Os implantes comportam-se como sendo dentes naturais, ou seja, os pacientes reabilitados com implantes dentários não sentem a presença dos mesmos em boca, como se tratasse de um corpo estranho.
Nesta radiografia podemos visualizar que à semelhança do dente natural que possui uma coroa e uma raiz, o implante dentário tenta simular a raiz do dente e a coroa tenta imitar a coroa anatómica do dente natural.
Mas afinal em que consiste o tratamento com implantes?
A reabilitação do paciente com implantes, reabilitação essa que pode ser unitária ou total, segue um curso de tratamento constituído por 4 fases:
– 1º a fase de planificação, que consiste no estudo e planeamento de cada caso clínico;
– 2º a fase cirúrgica, isto é a cirurgia propriamente dita;
– 3º a fase restauradora, isto é o momento em que as reabilitações são feitas em laboratório, e são feitas totalmente personalizadas à boca e ao gosto do paciente em termos de forma e cor – para obtermos o resultado mais natural possível;
– E por fim a fase de manutenção, que permite que tudo o que até aqui foi realizado se mantenha em saúde ao longo da vida.
E os implantes são sempre a melhor solução quando falta um dente?
O tratamento com implantes não é sempre a melhor solução. Em certas situações pode ser o mais indicado e noutras situações continuamos a recorrer a outras soluções reabilitadoras como a prótese fixa e a prótese removível.
Contudo, os implantes geralmente continuam a ser a opção terapêutica que permite uma reabilitação oral que mais se aproxima da dentição natural em termos fisiológicos e de conforto.
Como posso saber a melhor solução para o meu caso?
Se pretende colocar implantes dentários e possui algumas dúvidas sobre o tratamento, não hesite em esclarecê-las na Clínica da Boca. Se possui idade superior a 20 anos, em princípio, a idade não será um problema.
A nossa clínica possuiu médicos dentistas da área da implantologia e estarão ao seu dispor para o poder ajudar com o tratamento ideal para si. Marque já a sua consulta, pois é necessário realizar uma consulta médica de avaliação completa para estudar cada caso clínico e analisar respetivas limitações. Por isso, dependendo do caso, pode ser preciso partir para soluções de implantes personalizadas para cada paciente.
Referências bibliográficas:
- Ordem dos Médicos Dentistas. Implantes dentários. [internet]; 2023 [citado a 4 de julho de 2024]. Disponível em: https://www.omd.pt/content/uploads/2017/12/folheto-omd-implantes-dentarios.pdf
- Martins L. Vantagens e desvantagens da prótese total acrílica e a prótese total sobre implantes. [Internet]. Instituto Universitário de Ciências da Saúde 2018. [citado a 4 de julho de 2024]. Disponível em: https://repositorio.cespu.pt/bitstream/handle/20.500.11816/3090/MIMD_RE_26014_larissajacobino.pdf?sequence=1&isAllowed=y .
- Oral Med. Implantes dentários: O que são e para que servem? [internet]; 2024 [citado a 4 de julho de 2024]. Disponível em: https://www.oralmed.pt/destaques/implantes-dentarios